quinta-feira, 21 de julho de 2011

HISTÓRIA: A sopa de pedra


Para ouvir esta história, você tem de acreditar que bobo pode ser esperto  e esperto pode ser bobo.   Basta abrir bem os olhos, os ouvidos, e a boca fechar que a história vai começar.

Lugar * interior(roça)
Personagens 
* Pedro Malasartes: não gosta de trabalhar, tem cara de bobo, mas na verdade é muito esperto.
 ·         Dona Filomena: uma velha muito“pão duro”, que  não cede nada a ninguém.
 ·        Um grupo de amigos conversando sobre o quanto a dona F ilomena  “é “ pão duro”. Pedro Malasartes só fica ouvindo a conversa, até que resolve participar dela.
·     Pedro Malasartes aposta com o grupo de amigos que fará dona Filomena lhe o que ele quiser. Os amigos duvidam, mas topam fazer a aposta. Pedro Malasarte arruma sua trouxa e vai para o sítio de dona Filomena a fim de convencê-la a lhe dar tudo o que ele pedir.
·     Pedro Malasarte pára na porteira de dona Filomena, acende uma fogueira e coloca uma panela com água e pedras dentro. Após ver Pedro passar o dia inteiro colocando fogo nessa panela. Dona Filomena resolveu ir ver o que está acontecendo. Pedro explica que está fazendo uma sopa de pedras. Ela  fica curiosa e acaba sentando –se  e esperando...
·         Enquanto espera, Malasartes começa a lhe pedir temperos, legumes, pele de porco, lingüiça defumada, macarrão. Tudo o que ele vai pedindo, dona Filomena vai trazendo.
·      A sopa fica pronta, Pedro a serve e joga fora as pedras. Dona Filomena lhe pergunta por que ele fez isso e ele respondeu que não tem dente de ferro para mastigar as pedras.


Atividades com a história:

Desenhar o tipo de sopa que você gosta de comer.
Preparo de uma sopa coletiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário